sábado, 7 de maio de 2011

MAS GOSTO DE TI MESMO QUE ESTEJAS INVÁLIDA...

Há dias, estava sentada no meu lugar do comboio, para voltar a Lisboa, quando chegou um senhor conduzido por um funcionário da CP. Era cego. E sentou-se num banco do outro lado do corredor.

Ele não via, mas eu fiquei a olhar.

E pensei que ainda há pouco tinha dado o exemplo de um cego, ao David. Um rapaz de vinte e poucos anos. Estudante e surfista. Quando lhe tinha perguntado como estava a vida dele, ele respondeu que era pessimista por natureza. E que portanto nunca via nada de muito positivo. Eu respondi-lhe que não, que era uma escolha dele. Que podia focar-se em tudo o que tinha de bom. Ou então, em tudo o que achava que lhe faltava. Mas que a perspectiva era uma escolha dele. E falei-lhe da minha meditação, em que me tinham sido mostradas todas as bênçãos. E falei-lhe num vídeo que tinha visto há dias, sobre um senhor cego que estava a pedir na rua, e passou alguém que escreveu no cartaz que estava ao lado dele: “está um dia lindo, e eu não posso vê-lo…”
E a seguir pedi ao David: mas então conta-me lá como está a tua vida. E ele respondeu: afinal, a minha vida está óptima. Visto por essa perspectiva, a minha vida está óptima, brilhante. E estou mesmo a falar a sério. Nunca tinha olhado assim para a minha vida. Acabou de me tirar um peso de cima.

E enquanto olhava para o senhor cego, resolvi fechar os olhos e sentir-me como se não pudesse ver…

O comboio arrancou…e não vi o sol…não vi a Ribeira…não vi nada...não podia ver tanta coisa que me dá tanto prazer quando vejo...só me podia ver a mim…mas por dentro…e percebi que quando não se vê fora, não se fica totalmente desprovido de visão…pode-se sempre ver outras coisas…que se podem ver de olhos fechados…

Mas não era a mesma coisa…se eu fosse cega eu não podia abrir os olhos quando me cansasse de estar com eles fechados…não podia ver tanta coisa bonita…

Se eu fosse cega… alguém iria gostar de mim na mesma?

Tantas perguntas...

Mas afinal, cegos…não somos todos? Uns para umas coisas, outros, para outras…

E entretanto houve alguém, que não sabendo desta minha reflexão, me disse: Mas gosto de ti mesmo que estejas inválida…

7 comentários:

Lurdes disse...

Que história tão linda ... que mensagem tão bela, tão gratificante nos deixas aqui.
Que alegria é sentir-mos os outros, perceber-mos os outros e ainda mais, olharmos para nós ... E transmitir-mos aos outros as nossas vivências, as nossas mensagens...
Porque os outros fazem parte nós e vice versa... Acordaste o Eu do surfista, porque na verdade ele pensava que estava "morto", e apenas constatou que tinha uma força dentro dele, era só mudar ...
Quanto mais olhamos para o exterior menos nos olhamos internamente ...
Andamos muitos de olhos abertos, mais cegos que os próprios cegos, porque realmente é uma dádiva podermos ver com o coração.
A meditação é a maior evidência pois de olhos fechados para o exterior, vemos internamente o que pensámos ser inatingível. E vemos a vida em luz. Energia. E é tão bela, tão bela ... Realmente tens uma forma tão pura, de nos transmitires estes momentos únicos na vida, que essa luz nos abre o coração ... e é difícil parar de escrever, os sentimentos que nos transmites, e desbloqueias.
Um muito obrigada por nos dares mais esta bênção e tantas outras mais que ultimamente me têm ajudado tanto ...

Um abraço muito grande

Graça disse...

Como sempre, gostei muito da forma como descreves as coisas simples da vida!
No entanto, e porque conheço e convivi com uma pessoa cega, permito-me fazer o seguinte reparo.
Quando uma pessoa é cega, desenvolve outros sentidos de uma forma muito mais intensa. Um cego não vê, mas sente. Eles sentem tudo, quando um amigo está triste ou alegre, quando tem um problema, quando o dia está lindo com sol ou quando está cinzento, inclusivé as cores (se são escuras ou claras).
Tal como nós que vemos e que fechamos os olhos para olhar para dentro, eles tambem o fazem, ou seja, têm uma percepção interna e externa.
Inválido??? inválido é alguem que mesmo fisicamente perfeito nada faz por ele próprio nem pelos outros.
Tu nunca serás inválida pois se há alguem que ajuda os outros mesmo sem os conhecer, esse alguem és tu querida Olinda. Creio que essa é a tua missão..se é que temos uma missão aqui na terra...
O jovem surfista estava tão preocupado com o que o rodeia que nunca tinha "olhado" para ele. Que bom teres feito esse pequeno milagre, o despertar da magia!
Os tais pequenos milagres que há tempos referi e que não são noticiados. Esses sim..são para mim os grandes milagres.
Bem hajas Olinda, pela luz que espalhas à tua volta, pelas bençãos que mesmo sem te aperceberes vais distribuindo pelo teu semelhante.
Abraço na luz.

Olinda Cristina disse...

Lurdes e Graça, agora receio, não ficar inválida, mas ridícula, de nunca ter palavras para vos responder...porque os vossos comentários são tão lindos, tão profundos e ainda para mais, enaltecedores!!! Adorei. Como sempre. E sim, Graça, as pessoas cegas para o exterior têm outra sensibilidade...uma vez fiz uma terapia a alguém que acedeu a uma vida passada em que foi cega e chorou de emoção porque percebeu donde vinha a necessidade de tocar em tudo com as mãos...a sensibilidade para as cores (hoje em dia combina as cores de uma forma invulgar)...e como tinha aprendido a ssentir os outros sem necessidade de os ver nem ouvir...sim, a verdadeira invalidez é outra...Obrigada amigas e mil beijos para as duas!

Graça disse...

Palavras para quê?....
Eu sinto que ficas feliz com um qualquer comentário porque tu és assim... uma pessoa linda que não necessita de grandes coisas para se sentir gratificada.
E aquele abraço coração no coração..??? não é melhor que mil palavras?
Pois..ele aqui fica nesse teu grande coração.

Anónimo disse...

Sem dúvida, uma lição de vida...
Mas, por vezes, o ser humano não consegue ver, mesmo com os olhos bem abertos,apenas consegue olhar...
Olha e pensar em Si, olha e pensa o que tem que fazer para alcançar os seus objectivos, sem pensar nos outros...
E, o pior, é que por vezes dizem que vêem apenas a realialidade que idealizam...
Enfim, são os "cegos" visuais e sentimentais da nossa realidade, capazes de tornar "inválidos" aqueles que os impedem de alcançar o que tanto desejam...
De qualquer forma, gostei de ler o seu testemunho e de conhecer o seu blog...
São estas lições de vida, a daqueles que não conseguem ver com os olhos mas sim com o coração, que contribuem para que possamos crescer, enquanto seres humanos...

Atenciosamente,

Maria

Olinda Cristina disse...

Abraço coração no coração, Graça!

Olinda Cristina disse...

Olá Maria! Que prazer receber um comentário seu...Será que a conheço? Mesmo que não, aqui vai um grande abraço!!!! E muito obrigada!