segunda-feira, 27 de junho de 2011

MINDELO - A MINHA PRAIA


A praia do Mindelo estava mais bonita do que nunca. Mais concretamente a praia do Dunas, ou dos Eléctricos, como sempre lhe chamamos. Desde os 11 anos que passo lá parte do Verão. E no Sábado voltei. Adoro aquelas dunas, adoro aquele areal, adoro aquelas rochas, adoro aquele mar...aquele mar que tantas vezes me limpou...nos longos passeios que dava, com a água pelos tornozelos, e sempre a pedir que o sol e a água limpassem a minha energia...sem imaginar que um dia, o meu trabalho seria esse mesmo: limpar a energia.

E quando no Sábado mergulhei no mar, senti outra vez como estar dentro de água proporciona uma sensação tão próxima daquela que sentimos quando acedemos a níveis de energia puros...dentro de água sentimos aquele silêncio...aquela leveza...o corpo flutua...

A água do Mindelo não dá para flutuar muito...é normalmente muito fria...só mergulhar e sair...mas no fim do dia a água já estava mais quente...e serena, como nunca...

Em Oeiras já posso desfrutar mais, a água é mais quentinha...e este fim de semana, estando em Rebordosa, vi várias vezes a minha praia na televisão: o espectáculo da morangomania e a chegada do THOR VI à marina de Oeiras, depois de uma viagem de 30.000 milhas.

E lembrei-me dos meus amigos Rui e Lena, que me tinham convidado para passar o Domingo com eles e a Lurdes, a bordo do Harmony...tive muita pena de não poder, mas adorei receber o telefonema deles a dizer que faltava lá eu...e que estavam fundeados mesmo em frente à minha praia... a de Santo Amaro de Oeiras.

Mas a praia que considero minha é mesmo a do Mindelo. Foi lá que cresci e que cresceu o meu filho. Cresci lá com as minhas primas e o meu filho cresceu lá com os filhos delas. E para mim, e para o meu filho também, é um prazer incrível cada vez que lá estamos com elas, com os maridos delas e com os meninos.

E sempre que lá volto é como se voltasse a casa.

Agora que falo nos maridos das minhas primas reparo numa coisa: foi o marido de uma, o Pedro, meu grande amigo, que me ajudou, há umas semanas, na gravação de umas musicas para uma festa, em que fui uma espécie de DJ. O que me deu também imenso prazer. E essa festa foi em casa de uma amiga, da Laura, no Mindelo...Está tudo ligado...

E outra coisa: o Pedro foi o primeiro seguidor deste blogue!...

5 comentários:

Lurdes disse...

Mais uma autêntica maravilha.
O mar, a praia, tudo tão calmo, tudo tão saudade. Ontem fundeámos na praia da Olinda (a tua praia) ... Nada acontece por acaso, claro que estavas e não estavas connosco... Entre amigos não há distância, existe a sensação da presença dentro de nós. A tua presença é sempre forte, sempre meiga, sempre de uma alegria... (mesmo sem palavras).
A praia do Mindelo, sempre ouvi falar, mas não conheço, que bom... teres podido descrever essa praia tão bonita. A Olinda tem duas praias que transmite aos amigos, a do Mindelo e a Santo Amaro ou Oeiras (?). Fora as outras que ainda estão por revelar.
Mais uma vez obrigada pelas tuas histórias, que acabam por ser histórias de todos nós. E principalmente para mim, que sou tua seguidora, e fã... E também pelo teu gosto musical que é de uma beleza incrível, mais belo que o próprio conceito de beleza, se é que este conceito existe!!!
Um gd abraço
Lurdes

Lurdes disse...

E aqui fica dos Madredeus " Faluas do Tejo"
http://www.youtube.com/watch?v=Ju7HWpy2Nvk
Espero que gostes ...
Mas quando estava a escrever o comentário, veio-me à lembrança...
:)
Lurdes

Graça disse...

As boas recordações de tempos idos desde a infância ninguem as pode tirar..
Que bom e revigorante reviver emoções e que felicidade ter emoções para reviver!.
Beijo grande

Olinda Cristina disse...

Lurdes, és tão generosa...realmente és uma amiga incondiconal! Obrigada, muito obrigada, por estares sempre aqui. E por muito mais que isso. Abraço apertado.

Olinda Cristina disse...

Beijo grande Graça, e obrigada por tudo!!...