terça-feira, 28 de junho de 2011

O BLOG E O LIVRO

Hoje fui ao Staples, com a Tati. Aproveitei a boleia para ir comprar CDs para fazer umas gravações, e curiosamente assim que entrei fui direita às prateleiras dos livros. Que nem sabia que lá havia. Quando dei por mim estava percorrê-los com as mãos e sorri da minha figura. Olhei em volta para ver se alguem estava a ver. Apenas uma senhora que, entretida a falar ao telemóvel, não dava por mim. Sosseguei. Parei num livro da Helena Sacadura Cabral - "Coisas que sei...ou julgo saber". Abri-o. E na introdução era explicado que o livro era uma compilação de textos que ela tinha escrito nos seus blogs. Curioso. Quando os meus amigos me dizem que devia escrever um livro eu costumo responder a rir, que só se for uma colectânea dos textos do meu blog, porque não me vejo a escrever mais nada. E fui parar direitinha a um livro que era isso mesmo. Foi o único que abri ali e não fazia ideia do seu conteúdo. Folheei-o, li alguns textos e gostei muito de um que se chamava "Frasco de Perfume". Noutra página tinha a transcrição do texto "Solidão" do Chico Buarque de Holanda :

"Solidão não é a falta de gente pra conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
Isto é carência,

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
Isto é saudade,

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, as vezes, para realinhar os pensamentos...
Isto é equilíbrio,

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...
Isto é um principio da natureza,

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
Isto é circunstancia,

Solidão é muito mais do que isto. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmo e procuramos em vão pela nossa alma.
"

Curioso também é que quando vou devolver o livro ao seu lugar, reparo que quase ao lado está um livro desse músico - "Benjamim".

Quando cheguei a casa fui espreitar os blogs da HSC e dou com esta reposta dela ao comentário de um seguidor:

"Quando escrevemos livros sabemos pelo menos uma coisa: quantos nos compraram. Nem todos gostarão, mas o acto de procurar e comprar é uma espécie de abraço que o autor recebe.
Na blogosfera, onde era absolutamente virgem, se não fosse tendo comentários, talvez pensasse que não valia a pena continuar. Porque quem escreve, fá-lo para ser lido. Se não é lido... então escreve um diário íntimo!
Daí a minha gratidão aos comentadores. Dedico o livro a meu Pai, mas nas linhas que antecedem os textos, está lá este meu reconhecimento.
Basta um comentário, apenas um, para eu ficar contente. Mesmo que seja para divergir.
Mas fico enternecida pela ternura que as suas linhas revelam. Bem haja.
"

E é que eu ainda hoje falei sobre isso. Sobre os comentários aos textos do blog. A duas pessoas que me disseram que lêem assíduamente o meu blog. De uma delas até falei num dos últimos textos, no "Rio de Janeiro" salvo erro, a propósito de ela estar prestes a fazer uma viagem a Praga. E hoje contou-me que até nos poucos dias que lá esteve, em Praga, visitava o meu blog através da net no seu telemóvel, porque os textos a ajudavam muito. Ambas me disseram que apesar de nunca comentarem me liam frequentemente, até diáriamente. Eu fiquei felicíssima e disse que realmente não tinha ideia do quanto era lido até reparar nas estatísticas. Que para mim, que pensava que não era lida por quase ninguém, são muito boas. E respondi que escrevia porque era um compromisso que tinha. Um compromisso com Jesus. E que escrevia por Ele e para Ele, por isso quase não divulgava (até receber o sinal combinado que veio em forma de comentário da Lurdes, na altura anónimo) nem reparava nas estatísticas.

Hoje, mais uma vez, recebi fortes incentivos para continuar. E realmente agora tenho sempre imensas coisas sobre as quais quero escrever, mas a vida acaba sempre por me proporcionar novos acontecimentos que alteram os planos dos temas. Por exemplo, tinha planeado um texto para hoje, mas aconteceram outras coisas, como esta ida ao Staples, que se sobrepuseram. E sinto-me tão motivada para escrever que nem jantei ainda.

Mas, voltando aos comentários, embora não estivesse nem esteja à espera deles, realmente são extremamente reconfortantes, e por isso agradeço tanto à Lurdes, à Graça e ao Pedro, que são os meus comentadores assíduos. Por outro lado, é igualmente reconfortante e extremamente surpreendente quando encontro pessoas que me dizem que lêem o blog, e eu nem desconfiava.

A todos eu agradeço do fundo do meu coração.

E para terminar, só mais um episódio, hilariante, ainda no Staples:

Estavamos a ver os MP4, e a Tati pegou num porque tencionava comprá-lo, que estava ligado a um sistema de segurança, como estão todos. O alarme disparou. Ela levantou imediatamente os braços...pôs as mãos atrás da cabeça...ajoelhou-se e já ia deitar-se de barriga para baixo, quando veio um funcionário com ar muito sério e desactivou o alarme...nós ríamo-nos tanto que ele teve que se rir também...

Só depois é que me lembrei de ir procurar o CDs e entretanto a Tati andou por outros corredores. Disse que agora é uma cadastrada porque os funcionários andavam sempre atrás dela. Sentia-se perseguida. Quando estavamos a sair do parque de estacionamento estava lá perto uma carrinha da polícia e ela já dizia que tinham chamado os GOE e tudo...e daí fez um autêntico filme...

8 comentários:

Lurdes disse...

Mais uma vez surpreendente.
A tua capacidade de relatares os teus momentos e dos tornares tão importantes para cada um de nós. Principalmente depois de ver que o blog é tão visitado. Nada que me surpreenda, porque muitas vezes falamos sobre isso. Este texto mexeu mesmo comigo, e o mais engraçado é que por várias razões. Pela primeira vez, fiz algo que nunca faço. Mal acordei, abri o portátil e fui ler o teu blog, este texto que escreveste ontem. Sei porquê? (porque o fiz) e já ontem tive vários sinais... Ainda bem que podemos comentar, porque acaba por podermos espelhar, os sentimentos que ele nos desperta. O escritor também tem um retorno directo, apesar de certos leitores não comentarem. Era uma dessas leitoras que não comentam, até me achava incapaz de comentar... Desde o dia em que visitei o teu blog, nunca mais fui a mesma. Comecei a comentar, a interessar-me, por algo que pensava já estar morto em mim há muito tempo. Daí a razão de estar aqui. Primeiro anonimamente, o que era mais natural em mim (medo). Até que achei ridículo, não me identificar... (de qualquer das formas identificaram-me!)A partir desse momento... Aqui continuo.
Hoje o teu texto excedeu mesmo as minhas expectativas. Porque tenho que ter expectativas? (padrões repetitivos de controle, talvez!)
Estas histórias são tão acolhedoras, transmissoras, reais. Histórias escritas com o coração, histórias da alma, histórias puras, sem qualquer intuito e ambição literária.
Que bom Olinda, estares aqui, a toda a hora!
Acordar e ser confrontada com tanto, e esse tanto era o que mais temia, talvez ouvir hoje.
Tocou-me muito, mas muito. Diferente de todas as outras, tocou-me ...Estamos sempre em mudança... (sinto isso em mim).
Um grande abraço
Lurdes

Graça disse...

Fiquei contente por encontrar mais uma pessoa que gosta de HSC. Identifico-me muito com ela, daí a empatia. Gosto do seu riso franco, da forma como encara a vida e os seus problemas, como os resolve. Enfim, gosto da pessoa e do que ela escreve.
Pois, e quanto a ti - vou fazer uma confissão -vejo o teu blog todos os dias,avidamente, procurando novos escritos. Tudo o que escreves me serve de lição. Umas vezes triste, outras feliz e outra, a que eu mais gosto - uma narração.
Continua Olinda, sinto que ajudas muitas pessoas (inclusive a mim) sem te aperceberes e aí está a tua grande virtude, o teu dom - o da entrega!.
Nunca pares, deixarias um grande vazio em muitas pessoas, porque todos nós leitores do teu blog, já estamos viciados!.
Uma nota para a Tati - acho que ela anda a ver muitos episódios da serie CSI, daí já ter aprendido os procedimentos ..
Um abraço no coração e muita força para não parares.

Pedro Quitério disse...

Olá Olinda.
Também eu sou visitante diário ao Blog "Quem Eu Sou", por vezes, quase sempre, faço muito mais do uma visita diária...
Ainda me lembro do dia que a minha filha Rita, me disse: "...pai sabes que a minha terapeuta Olinda tem um Blog?..."
Tive que o visitar nesse dia e, daí a começar, ou melhor, a recomeçar o meu blog, foi instantâneo.
Acho que nunca lhe disse, mas em 2007 comecei a ver como se construía um blog, e criei um com o título Viagem da Alma, que por não ser o momento certo, foi descontinuado. Foi um momento em que achava que a minha ligação com o Reiki, e após ter feito as iniciações aos níveis todos, incluindo o grau de professor, iria trazer-me algo de novo, o que não se veio a concretizar, e mais tarde senti que a verdadeira ligação à fonte faz-se com Jesus, tudo o resto são derivações, ainda que haja algumas muito válidas...
Gostei muito das suas palavras quando diz que escreve para Ele, e escrevendo para ele é escrever para todos nós.
Fico feliz por a ter a si, em conjunto com a Lurdes e a minha filha Rita, como leitores e comentadores do meu blog e certamente alguns mais, não faço ideia quantos o lêem, nunca o divulguei pelos meus contactos...
Mas é como a HSC diz, ficamos contentes e felizes quando aparece um comentário, é a prova física de que um texto é lido.
Vá em frente Olinda, tem muito mais para contar mas, quero que faça uma promessa para com quem a lê, quando escrever o Livro, não deixe actualizar o Blog...
Beijinho
PQ

Olinda Cristina disse...

Surpreendente também é a forma como comentas, Lurdes...que como já disse, revela uma imensa generosidade da tua parte. E talento. E se não fosse o teu 1º comentário este blog ainda estaria práticamente no anonimato também...Agradeço imensamente a tua presença aqui e a amizade que isso gerou...Estou muitíssimo feliz. Abraço e beijo grande.

Olinda Cristina disse...

Graça...é das tais surpresas...nunca poderia imaginar que me visitas com essa regularidade...Muito e muito obrigada por tudo e também pelo incentivo! Aqui estarei. E a propósito...também estou à espera de uns escritos teus...não descures, porque talento não te falta...Beijos e abraço grandes.

Olinda Cristina disse...

Pedro, à medida que vou lendo os vossos comentários vou ficando mais e mais feliz...Sabe que ainda há dias perguntei à Rita se fui eu que lhe falei no blog, e ela respondeu que sim, que comentei que tinha um blog, mas não lhe tinha dito o nome, e ela descobriu-o...fiquei encantada...duplamente encantada, porque me proporcionou também a presença do Pedro, que tanto aprecio e também tanto me incentiva. E já agora parabéns pelo seu blog que é realmente um espelho da sua alma...E quanto a este blog, o livro, mesmo que viesse...(ou que venha) não lhe tiraria a vez...fica a promessa. Obrigada por tudo e um grande e sentido abraço.

Graça disse...

Olinda,
Voltei atràsnas mensagens e reparei que queres que eu escreva.
Aonde? achas que faça um blog?
A tua sugestão será benvinda.
Beijo grande

Olinda Cristina disse...

Graça, amiga, quem sou eu para querer alguma coisa, mas que acho que tens um grande talento para ecsrever e que devias aproveitá-lo, acho. A esta altura em que te respondo já sei que criaste o blog e estás de parabéns por isso. Grande abraço e beijinhos.