domingo, 10 de junho de 2012

CONCERTO A SÓS

Mal acabei de escrever o último texto lá fui eu para o concerto na Race Village, com a Carminho, The Black Mamba


(que eu não conhecia e me surpreendeu muito agradavelmente)


e Lucia Moniz, Paulo Gonzo, Boss AC e Rui Veloso.

Foi uma nova experiência porque fui absolutamente sozinha.

Mais uma grande lição de despojamento. Não precisei de transporte, foi só descer a rua, e não precisei de dinheiro, o concerto foi gratuito. Não precisei de nada e tive tanto. Ouvi músicas que adoro, como "Anjo triste" e "Sei-te de cor", do Paulo Gonzo, que me trouxe um momento de conexão.

Ouvir o Rui Veloso em Lisboa é sempre extraordinário, e é a segunda vez que ele canta perto de minha casa. Há dois anos assisti a um concerto dele em Oeiras e deliro ao ver toda a gente a cantar as músicas. Fico sempre com a sensação de que ele cada vez canta e toca melhor.


(Fiz estas filmagens, mas ou havia de cantar e dançar, ou havia de gravar, e lamentavelmente não pude usar o som original porque ficou péssimo na gravação)

Cantei, dancei, chorei de emoção, e ri. Sozinha e tão acompanhada. A cada vez que faço isto sinto-me mais inteira. Mais eu. Mais fortalecida. Mais destemida. Mais feliz.

Amanhã para lá vou outra vez, todo o dia. É o último e o da partida da regata, para Lorient, França.

Li agora uma notícia no Correio da Manhã, que transcrevo, e cujo título é "Lavar a alma no Tejo"...
Sai hoje de Lisboa (rumo ao porto francês de Lorient) a Volvo Ocean Race, uma das mais importantes provas mundiais de vela, cuja audiência televisiva global espera-se que ultrapasse os 2,6 mil milhões (!).
Para além de uma prova desportiva que cruza os oceanos, trata-se pois, também, de um fenómeno televisivo com um alcance muito para além daquilo que podíamos supor. Ontem, ao princípio da tarde, e transmitida pela RTP 2 e Sport TV2, decorreu a chamada ‘regata de porto’, ao longo do Tejo, e o mínimo que se pode dizer é que dificilmente Lisboa e o Tejo já terão sido vistos tão espetacularmente como o foram ontem, com imagens inolvidáveis exportadas para o mundo inteiro. Imagens que valem ouro, num momento em que a imagem de Portugal não vive os melhores momentos. A quem tenha dúvidas, sugere-se que acompanhe hoje a transmissão, pelos mesmos canais, da partida de Lisboa, com uma nova surtida pelo Tejo dentro. Trata-se, garantidamente, de um espetáculo inolvidável e um bom programa para o Dia de Portugal. Daqueles que nos lava a alma."

Sem comentários: