terça-feira, 27 de novembro de 2012

BELÉM E A EXPERIÊNCIA MAIS MÁGICA

Entrei no comboio de manhã com phones. Ao ver a água do rio e do mar senti-me logo a recuperar a alegria...ouvia a música, olhava a paisagem e sentia-me no Céu...e para que o sentisse literalmente senti seres de luz a virem-me buscar e levarem-me para cima. Eram vários e cuidavamm de mim. Jesus estava presente mas eram eles que cuidavam, como se estivessem a mimar-me, a abraçar-me. Jesus disse que eu tinha mesmo que passar pelo dia de ontem, por toda aquela tristeza da despedida, pela solidão que senti na viagem e quando cheguei a casa, porque a Lena e o Rui não estavam e parece que esta casa não se adequa muito a uma pessoa sozinha. E hoje Jesus disse: "Já chega." Que chegava de tristeza. E que tinha uma surpresa...que alguem estava ali a tocar para mim. E quando vi não coube em mim de emoção...Tive aquela sensação de que tudo vale a pena para depois se viver um momento destes. Senti-me completamente confortada mas incapaz de sair na estação de Oeiras. A minha energia estava noutro plano e tive alguma dificuldade em chegar ao destino. Entrei por uma porta por onde não costumo entrar e os primeiros a verem-me foram o Jorge, a Manuela e a Lurdes. Não nos víamos há quinze dias mas parecia que era há meses. A Manuela comentou a rir muito: "Tens uns phones como os dos putos! Só te faltam as calças rotas. Ai não te faltam nada porque tu tens umas calças todas rotas..." O Jorge sentou-me ao colo dele, e eu percebi que o Céu ainda estava a cuidar de mim. A dar todo o miminho de que eu ontem senti tanta falta.

E achei piada ao comentário da Manuela porque desde Setembro que Jesus me tem estado a falar da minha adolescência. A dizer que eu estou agora a viver a adolescência. A minha primeira reacção foi de alguma tristeza porque me pareceu sinónimo de imaturidade, de retrocesso. Mas Jesus explicou que não. Que eu não tinha vivido uma adolescência normal, porque tinha começado a namorar com 12 anos e tinha namorado e casado com a mesma pessoa, até aos 32 anos. Que nunca namorei, nem olhei, nem gostei, nem pensei em mais ninguém. Que não tinha namorado como as adolescentes namoram. Não tinha flirtado. Não tinha convivido despreocupadamente. Os meus amigos eram praticamente só os amigos comuns. Ou seja, até aos 32 anos não tive amigos que fossem só meus amigos. E que agora precisava de viver da forma que não vivi. Conhecer, conviver, namorar. Mas eu pensava que já vivia assim. "Não. Ainda pões muito peso nas coisas. Precisas de o fazer de uma forma leve, sem preconceitos. De viver o momento. Sem amanhã."

E saber isso tornou-me mais feliz. Muito mais feliz.

E ontem quando vinha no comboio perguntou-me: "Reparaste que ontem o jantar foi com as pessoas que conheceste na adolescência?" Sim, tinha reparado. Tive um jantar com onze amigos que conheci precisamente quando conheci o meu namorado, e mais tarde marido. Eram os amigos dele. Por isso, no jantar eu era a mais nova, como fui sempre. A mais nova desse grupo. E depois de muitos, muitos anos, reencontramo-nos num jantar o ano passado. E marcamos logo outro para este ano. "Reparaste que não tiveste tempo de perceber que entre os rapazes que conheceste naquela idade e com quem agora jantaste, uns gostavam de música como tu, outros gostavam de se rir como tu, outros são doces como tu?" Pois não tive tempo de perceber, porque era absurdamente fiel, ao ponto de não reparar em mais nada, nem ninguém.

"Por isso aos 32 anos tiveste de perder o chão. Tiveste de começar a viver. Passar por tudo o que te abrisse. E reparaste no encontro inesperado de sexta-feira? Como foi leve e divertido só porque abriste o coração?"

Sim, foi um encontro com a primeira paixão depois do divórcio e que me levou a fechar o coração. E agora já consigo ser amiga e desfrutar da companhia que aprecio tanto.

"Reapareceu para tu perceberes como estás diferente."

Ontem tencionava escrever isto tudo. E escrevi, de facto. Mas no fim perguntei se era para publicar e Jesus respondeu que não. Fiquei a aguardar. Às vezes tenho que escrever só para mim. Outras vezes esperar que algo mais aconteça para acrescentar ao texto.

E quando, ao fim da tarde de hoje Ele me disse para ir fazer uma caminhada até Belém, não relacionei com o texto. Até estive para desistir porque estava mal agasalhada, mas a indicação era tão forte que fui. Pensei, a brincar, que seria para comer um pastel de Belém. E por acaso fui à Vela Latina comer um. Já me estava a vir embora sem perceber o propósito de ter ido a Belém, quando ao passar pela Torre de Belém, recebi a indicação para parar. Fiquei ali uma meia hora, de pé, junto à Torre iluminada, mas não recebia informação nenhuma, tentava conectar, mas nada. Apercebi-me que dois rapazinhos que estavam perto, vestidos de cruzados, olhavam muito para mim. Deviam estar intrigados. Se bem que estavam como eu, ali de pé, a olhar para a Torre e para o rio.




Às tantas comecei a ficar gelada. Dirigi a minha intenção a Jesus, embora não o ouvisse ou sentisse a presença da energia d'Ele, e disse: Penso que a esta hora já seria suposto eu ter percebido o que me quer dizer ou mostrar. Como não consigo, vou embora porque estou gelada.

E comecei a caminhar. Ouvi-O dizer-me para parar e me voltar. Fiquei virada para a ponte e para o Cristo Rei. Ainda junto à Torre. Para me alinhar. Comecei a procurar o ponto que fizesse o alinhamento entre a minha casa e o Cristo Rei, como Ele tinha mostrado uma vez. Que não, que não era esse alinhamento. Para me sentar. O alinhamento era porque Ele estava a descer. Fechei os olhos para O percepcionar melhor. "Abre os olhos." Poça, que eu não estava a dar uma para a caixa...Vais-me ver de olhos abertos. E vi-O. E sentou-se num dos degraus em frente à Torre. "Vim para te ver dançar."

Não posso acreditar que me vai pedir para dançar aqui...Aqui não. Aqui não consigo.

"Estás com sorte porque já é noite e não está aqui ninguém."

Enchi-me de coragem e fui para o centro em frente aos degraus, como se estivesse frente a uma arquibancada.



Tinha os phones colocados e estava e o iPod estava a dar "If only, de Dave Matthews band".





Comecei a dançar e a descontrair. E pensava: já vi gente passar por tolinha por muito menos. Realmente não andavam muitas pessoas por ali a não ser os que estavam a fazer jogging. E eu fui descontraíndo cada vez mais. Já gostava imenso desta música mas não sabia que ia gostar tanto de a dançar.

"Como vês tratei até da iluminação."

Ah...pois, estava lua cheia. O sentido de humor é desconcertante. E ri-me, ri-me. E dancei, dancei, dancei.

"Sabes o que acontece quando danças?"

E mostrou-me como a minha energia se ampliava e a luz se intensificava. Como se iluminasse todo o lugar.

"Nestes momentos estás a trazer a energia lá de cima, cá para baixo. Quem projectou esta Torre também trouxe a energia lá de cima cá para baixo. Quem embarcou em navios de descoberta a partir desta Torre, também trouxe a energia lá de cima cá para baixo."

E eu continuava a dançar, a dançar. A música estava em repeat e eu estava deliciada a dançar, já completamnete descontraída. Já devia ter dançado a música umas cinco ou seis vezes. Às tantas vi que os rapazinhos vestidos de cruzados se aproximavam. Ai estes rapazinhos, não... Já há bocado me achavam maluca e eu estava quieta. Então agora...

Mas continuei a dançar até algo divertida, porque Jesus me estava a explicar que lhes fazia bem ver alguém vibrar pela descontracção, tão longe das regras e estigmas deles.

"Estás aproximar-te da descontracção própria da juventude. Uma descontracção com entusiasmo. Com alegria. E ao mesmo tempo tens o que os jovens não têm. Profundidade e maturidade. Já viveste onde vivem os peixes cegos, no mar mais profundo. Já passaste por experiências das mais dolorosas e pesadas. És uma pessoa profunda, madura e conectada. E agora a viver a juventude. Precisas de viver essa juventude sem preconceitos. Com a mente aberta que os jovens têm."

Quando senti que já podia parar de dançar fui eu que pedi para dançar mais. Ouvi e dancei a música mais uma vez.

"E reparaste na saia que tens vestida hoje?"

Não, não tinha pensado nisso. É uma saia comprida. De manhã na estação de comboio tinha passado pelas ciganas que estão ali a vender roupa na rua. e a minha imagem apareceu reflectida num espelho e pensei em como eu estava hoje outra vez vestida à cigana. Mas agora a dançar não me estava a lembrar disso.

"É essa energia que te faz dançar assim. Precisas de resgatar e reviver isso. Daí também vem a música que corre no teu sangue."

E no fim, sim, Jesus disse-me para fechar os olhos. E vi que os degraus estavam cheios de seres de luz a bater-me palmas. E foi sem dúvida dos momentos mais emocionantes e mágicos da minha vida. Senti uma alegria que não tem tamanho. Quase que voava...

Quando vinha a caminho de casa lembrei-me que a Lena e o Rui deviam estar admirados por eu nunca mais aparecer. Enviei uma sms porque não me sentia capaz de falar, nem queria quebrar aquela conexão. Senti frio. E perguntei a Jesus se não era suposto eu ainda estar quentinha por causa daquela energia toda de Luz que recebi. Passado um minuto ouvi: "Tu e o suposto..."



PS: As fotografias foram tiradas à chegada, num momento em que eu ainda não fazia ideia do que tinha ido ali fazer.

PSD(LOL): Reparei (só para usar a palavra que Jesus mais usou nestas últimas experiências...) que não falei no jogo de ping-pong que joguei com o Mário há poucas semanas atrás. Na altura Jesus chamou-me a atenção do prazer e entusiasmo que senti ao jogar e de como nos rimos tanto, tanto, e de como ainda nos rimos só de falar nisso, e que esse jogo era do tempo da minha adolescência. Na verdade, acho que praticamente nunca mais tinha jogado, mas quando era adolescente jogava imenso porque tinha mesa de ping-pong em casa e adorava.

9 comentários:

Pedro Quitério disse...

Lindo Olinda, ou melhor Linda Olinda...

Estás cada vez mais perto... e a Força em ti é cada vez mais forte.

E só de pensar que conheço, ainda que pouco, o teu ser iluminado, fico todo contente...

Beijinho
PQ

Miguel Amaral disse...

Uau, lindo, gostei muito de ler, é sempre uma emoção, obrigado.

Belém para mim tem muito significado, eu julgava que era pelo óbvio (sou do Belenenses), mas cada vez mais penso que é o caminho... para luz Azul!

Beijinho azul!

Olinda Cristina disse...

Pedro, sempre achei um piadão tu usares a expressão da Força :)) Mas olha que eu tb fico muito contente por te conhecer! beijo enore e obrigada :)

Olinda Cristina disse...

Ó Miguel, e nós que já falamos sobre isso, sobre Belém e o Belenenses, e quando escrevi este texto não me lembrei...Pois é...Belém tem um grande significado para mim, já tive naquele lugar experiências fantásticas, e também foi sobre Belém que escrevi um dos textos de que mais gosto. Agora, por estar práticamente ali a viver, tudo se tornou mais intenso. E essa de tudo pensares que é o caminho para a luz azul é mesmo bem apanhada :))) Faz muito sentido. Beijinho azul tb para ti e muito obrigada:)))

Olinda Cristina disse...

Vim agora acrescentar um último parágrafo sobre um recente jogo de ping-pong :)))

Sílvia disse...

Brutal, o mais mágico de todos os textos. Esta texto é totalmente azul, não tenho palavras, só lágrimas...tocou-me profundamente, porque me identifico muito. Deixa passar uma energia do outro mundo! Não tenho mais palavras a sério...

("Tu e o suposto..." - loooool xDD)

Um grande abraço pa ti :)

Olinda Cristina disse...

Obrigada querida Sílvia :))) Tocaste-me...!!! Outro abraço apertado com saudades :)

Carlinha disse...

Sempre a magia a rodear-te os sentidos e a iluminar essa alma do Céu!

Que experiência do outro mundo e que forma genial que Jesus tem de te mostrar a liberdade!

Quase que me apetece dizer que o Homem é louco, mas se calhar o mais certo é dizer que Jesus é um máximo!

E já viste que dançaste sem pudor?

Essa foi, sem dúvida, uma verdadeira homenagem àquilo que és e a tudo aquilo que sentes...

Beijinho,
Carlinha

Diogo disse...

=,,)

Já cá não vinha há uns tempinhos...
Como é tão bom voltar a ficar com os olhos marejados das palavras e momentos mágicos que partilhas...

E simultaneamente partir-me a rir com as tuas peripécias e pormenores humorísticos(PSD) xD

Obrigado uma vez mais pela energia que partilhas através destas partilhas destes belíssimos e mágicos momentos e parece que fica cada vez mais forte e cristalina.
E parabéns! Parabéns uma vez mais por teres a verdadeira coragem de desafiares as regras para dançares exclusivamente para ti e para o céu e ainda partilhares comtodos. Deves ter dado um espectáculo e pêras! hehe

Beijiiiiiinho!
=)))