quarta-feira, 27 de março de 2013

DEZ ANOS

Ontem passei o dia nas minhas quintas...que é como quem diz: ora a passear, ora no meio dos livros.

Perder a noção do tempo enquanto folheio e leio livros é para mim dos maiores prazeres da vida. E há muito que não passava tantas horas na Fnac.

Enquanto me deixava guiar para os livros a ler, pensei na primeira vez em que isso me aconteceu, quando comprei o primeiro livro da Alexandra Solnado, há dez anos. Tinha-me dirigido à livraria para comprar outro livro, no entanto esse veio parar-me às mãos sem eu querer e senti que, contra tudo o que planeara, era mesmo esse que eu tinha de comprar- "Este Jesus Cristo que vos fala". Li-o em duas noites, e no dia seguinte a tê-lo terminado cruzei-me com a Alexandra em Fátima. Soube mais tarde que esse encontro aconteceu precisamente no minuto seguinte a ela ter terminado de escrever o segundo livro. Foi um "acaso" que mudou a minha vida. Percebi que o que parecem ser "coincidências" são sinais fortes da vida. E esse foi o primeiro grande sinal que recebi para a minha mudança.

Na altura não podia imaginar que dez anos depois ia estar a trabalhar com ela e a celebrar os dez anos da publicação desse primeiro livro.

Foi na passada quinta-feira, dia 21, no Convento do Beato, e a minha alegria foi incomensurável. Por estar a celebrar um acontecimento que teve um papel tão determinante em mim e na minha vida, e por estar a fazê-lo na companhia de pessoas que são tão importantes para mim.

Nesse mesmo dia, antes da sessão de o "Dom" começar, disse à Alexandra que lhe fazia uma vênia. Porque é precisa muita coragem para fazer uma conexão ao vivo perante mais de quatrocentas pessoas. É preciso coragem e compromisso. E como já disse mil vezes, foi com a Alexandra que aprendi a coragem e o compromisso. Em pequenas doses ainda, no meu caso. E isso mudou radicalmente a minha vida para um nível de realização com que eu nem sequer sonhava. Isso é que é o engraçado. Aprendi a entregar-me à Luz e a pedir o que fosse melhor para mim e a vida trouxe-me mais do que eu podia sonhar. Partilhar casa com um casal de amigos, a Lena e o Rui, é por exemplo, uma situação que está para além do que eu podia sonhar. Conviver de perto com duas pessoas que formam o casal mais harmonioso que conheço e assim aprender sobre o que são relações de verdadeiro amor, foi uma das grandes surpresas que a vida me proporcionou. Para além da grande amizade e alegria que partilhamos. Cumprir o ritual do pequeno almoço, moendo o café e estando quarenta minutos á mesa a conversar com paisagem sobre o Tejo e o mar, é uma benção que agradeço diáriamente. E se gostamos deste convívio também gostamos do espaço e tempo a sós, e por isso eles ficam muitas vezes a bordo do Harmony e eu fico sózinha em casa, a desfrutar do gosto de estar comigo mesma, que conquistei nos últimos anos.

Se viver em Lisboa é maravilhoso, é no Porto que encontro o meu maior tesouro: o meu filho. Voltar parar a companhia dele, da família e dos meus amigos de sempre é outra grande benção.

Muito afortunada, é o que sou. Muito mesmo. E dou Graças, por isso.


 





4 comentários:

Cátia disse...

<3 <3 <3 K privilégio o teu de fazer parte de um projecto iluminado como este e com a energia d'Ele e k privilégio o meu por conhecê-lo e por ter aberto o suficiente o meu coração para conseguir desfrutar do k tendes para transmitir... e paara sentir e amar cada vez mais... :) Nessa noite até me tinha esquecido que era a comemoração, mas lembraram-me e mesmo antes de dormir, subi, subi e depois fui para aí... e escolhi um lugar para me sentar... e senti a energia maravilhosa d'Ele... deixei-me ficar... e adormeci aí... :) Foi maravilhoso :) Um xi <3 pra ti e parabéns tb para ti, por teres sabido ler os sinais da vida, que te levaram a fazer parte de momentos únicos... Beijinhos

Miguel Amaral disse...

Muito bom ler um testemunho assim como este, cheio de amor e de reconhecimento pelo caminho iniciado.

Senti o amor (se tivesse sido no Porto estaria presente), obrigado pela tua presença na minha vida!

Beijinhos azuis Cris. <3

Maria do Carmo disse...

Mais uma vez, muito obrigada por tanta sensibilidade e humildade. Como eu gostaria de ter ido aí também. Mas como acabava muito tarde, voltar para Guimarães de comboio ,ia ser um pouco difícil de fazer. Só estamos onde temos que estar, e se fosse para ter ido, tinha arranjado forma de ir. Mas que tenho MUITA pena por não ter ido, lá isso tenho.Mas tenho que confessar também, que o 1º passo na minha "nova" vida , foi dado no dia que comprei o 1º livro da Alexandra , e que não conseguia sair do carro, tão absorvida que estava na leitura. Simplesmente fiquei.... maravilhada. Beijinhos para si e para todos do Projecto Alexandra Solnado. Muita Luz e muito obrigada por fazerem parte das nossas vidas.

Olinda Cristina disse...

Obrigada, queridos amigos :)))) Eu também agradeço a vossa presença na minha vida! Tornam-na muito mais rica! Beijos gigantes para todos e BOA PÁSCOA!