quarta-feira, 16 de março de 2011

OS MEUS PRIMINHOS

Hoje estava a ver uma foto que a Mariana publicou no FB com o marido, João, meu primo e afilhado, e os dois filhos, o Rodrigo e o Gil, e lembrei-me que há cerca de oito dias atrás quando jantei em casa deles, pensei em escrever sobre eles.

Porque eu estava na cozinha com a Mariana, a ajudá-la a preparar sushi (uma odisseia...mas que resultou maravilhosamente, porque não há nada que a Mariana faça que não resulte bem) e o Gil, o mais novo, de 4 anos, chegou e perguntou à mãe se podia usar o IPad dela. Ela disse que sim e ele pegou nele com uma desenvoltura que me fez ir atrás dele. No caminho da cozinha até à sala ele já foi a mexer nele quase de olhos fechados e a selecionar os jogos que queria jogar. Quando chegou à sala já estava a começar a jogar, com uma destreza tal que me deixou boquiaberta...Já o tinha visto jogar antes, mas desta vez fiquei mais impressionada...eu perguntava-lhe como se fazia mas mal o conseguia acompanhar...e ele cheio de paciência ia-me explicando tudo como quem ensina uma analfabeta...Já o Rodrigo, com 6 anos, sabe muito mais do que é suposto para a idade dele...A primeira vez que me deixou estupefacta tinha 3 ou 4 anos, e, com papel e lápis na mão, perguntou-me a minha idade. Pensei que ele me ia perguntar como se escrevia 41, mas não, escreveu logo. Direitinho. E chegou à conclusão que eu tinha nascido em 1966...Ficamos todos a olhar para ele, se bem que já tinha surpreendido os pais muitas vezes com a memória e racciocínio que tinha, com queda especial para os números. E que cada vez impressiona mais.

Os meus priminhos espantam-me sempre. Como o Pedrinho, filho da Pinita e do Pedro, que me espantou sériamente quando há anos atrás, tinha ele uns 6 ou 7 anos, me perguntou se podia fazer meditação comigo...Já há muito, muitos, anos, que passo um mês de férias com as minhas primas, no Mindelo, e o Pedrinho começou a reparar que eu quase todos os dias fazia meditação. Já me tinha perguntado o que era meditar, mas eu não contava que ele quisesse fazer também...muito menos contava que ele gostasse tanto, ao ponto de volta e meia me pedir para voltar a fazer. Tanto que lhe ofereci livros infantis sobre espiritualidade, que ele devorou. Mais surpreendente foi quando um dia, muito tempo depois, era suposto que eu o entretivesse a ele aos outros dois priminhos maravilhosos, o Carlitos, e a Ritinha, filhos da Lindinha e do Bé, e ter respondido quando lhes perguntei ao que queriam brincar: fazer meditação! Uau...o meu filho estava presente e não achou piada nenhuma...ai agora vamos todos meditar...não tem piada nenhuma...isso não é nenhuma brincadeira...Mas os mais pequeninos também se mostraram entusiasmados e fiz-lhe a vontade. Foi uma delícia vê-los todos tão sossegados a fazer um esforço para se concentrarem e me acompanharem. Gostaram tanto, que no dia seguinte, quando a Lindinha foi acordar o Carlitos e a Ritinha, eles estavam muito sentadinhos, de olhos fechados a tentar meditar....Ai que lindos!!!!

A propósito da Ritinha e das férias que passamos juntos, uma tarde estava com ela no quarto a ler-lhe uma história para ela adormecer e quem adormeceu fui eu...ela pegou no livro debaixo do braço e foi à sala dizer às minhas primas: Pronto, já adormeci a Cristina!

Já para não falarmos no Carlitos e nas suas 27 namoradas! Nem mais nem menos. Exactamente 27. E que com os seus 9 anos disse há dias ao meu filho, quando ele fez 18: Que fixe, Zé, agora já podes tirar a carta e vamos os dois para Lisboa!

Sem comentários: