sexta-feira, 24 de junho de 2011

AMIGAS SEMPRE

Ontem meti-me no comboio para o Porto. Queria vir ter a correr com a minha amiga.
Antecipei a viagem que estava prevista só para hoje à noite. No comboio, desolada, nem consegui dar atenção ao que se passava à minha volta. Duas senhoras brasileiras de cerca de 70 anos, que andavam a viajar, iam mesmo à minha frente, falavam muito alto, sobretudo da História de Portugal, e eram super divertidas, mas não conseguia prestar-lhes atenção...ora adormecia, ora ouvia música, mas não estava com paciência para mais nada...tantas histórias a acontecerem mesmo ao meu lado...mas ontem nada interessava...

Só queria abraçar a minha amiga. E num dos momentos em que estava com o braço à volta dela, e junto a outras duas amigas inseparáveis, o cunhado olhou para nós e disse: "Parece que estou a ver uma cena de há 20 anos atrás..."

É que nós somos amigas há precisamente 27 anos. Desde o ano que entramos para a faculdade. E ontem num dos inúmeros abraços que demos ela disse-me: " É incrível como ficamos tão amigas desde o primeiro momento...como a nossa cumplicidade foi logo tão intensa." E permaneceu inalterável até hoje. Foi ela que me apresentou, na faculdade, as outras duas grandes amigas. E desde aí ficamos as quatro sempre juntas. Íamos juntas ao café, estudavamos juntas para os exames na casa de férias de uma delas, acabamos o curso e continuamos sempre juntas. Os nossos namorados tornaram-se amigos. Noitadas de fim de semana juntos e muitas férias juntos. Fomos ao casamento umas das outras. Testemunhamos as maiores felicidades umas das outras. Depois as maiores tragédias umas das outras. Primeiro o meu divórcio. Que sem ser uma tragédia foi a minha primeira grande perda. Depois a trágica viuvez de uma. Depois a doença do meu filho. Agora a viuvez de outra. Esta palavra soa-me estranha...parece demasiado violenta para qualquer uma de nós.

Sempre que o meu filho era internado para fazer os tratamentos de quimio, de 21 em 21dias, elas iam as três jantar comigo no dia do pai dele ficar a dormir com ele. Como eu não tinha vontade nem coragem de ir jantar a nenhum restaurante, elas traziam a comida e jantavamos no meu apartamento. No meu não, no apartamento que eu ocupava e que era de outra grande amiga.

Quando comecei a trabalhar no Porto, há 4 anos, Jesus mostrou-me que era para ir morar também para o Porto e o apartamento seria num sítio alto de onde se via o mar. Pareceu-me na Foz e comecei a procurar T0 e T1. Um dia perguntei ao marido de uma amiga, se conhecia algum e ele dispôs-se a arrendar um deles, que estava livre e era enorme, enorme, pelo preço de um T0. E na verdade o apartamento correspondia a um T5, porque era a junção de um T3 com um T2, e todas as divisões tinham o dobro do tamanho inicial. Era no 10º andar e via-se o rio e o mar. Quando o meu filho adoeceu eu quis entregar-lhes o apartamento,porque voltei para casa da minha mãe, onde tinha mais ajuda para tratar do meu filho, mas eles insistiram para que eu continuasse lá, sem pagar renda, porque iria precisar dele enquanto o meu filho fosse tratado, por estar perto do IPO. E que se entretanto aparecesse um comprador ou inquilino, eu nesse caso sairia. E assim foi. Mantive o apartamento até que um inquilino apareceu....um mês depois do fim dos tratamentos do meu filho, quando estavamos de férias, e a um mês de eu ir viver para Oeiras...Nunca mais me esquecerei também destes gestos de amizade.

E era nesse apartamento que jantavamos. As minhs três amigas haviam de jantar lá também num dia em o Zé já não estava a fazer tratamentos. Lembro-me que fomos todos para o meu quarto porque era enorme e mais parecia uma sala, e divertimo-nos imenso nesse dia com as anedotas que ele não parava de contar...

Também a última vez que estive com a minha amiga, antes do dia de ontem, foi há poucos meses, ela estava tão bem... disse-lhe que ela estava mais bonita do que nunca...porque ela parece um anjo de olhos azuis e cabelo louro...entretanto foi tudo tão rápido, o diagnóstico..e a notícia de ontem...tão rápido...não podia imaginar que a próxima vez que a ia ver ela já estaria dilacerada..mas serena, e confiante...

Tenho tanto orgulho na minha amiga. Tenho tanto orgulho nas minhas amigas.

ADORO-TE E ESTAREI SEMPRE CONTIGO.

ADORO-VOS E ESTAREI SEMPRE CONVOSCO.

3 comentários:

Lurdes disse...

Que Lindo!
Comoveu-me. Não posso comentar a amizade, porque a amizade não se comenta sente-se. Sinto uma felicidade tão grande em ser tua Amiga, que o meu coração, não pode ter palavras para expressar este sentimento.
Um abraço repleto de amizade que se estende também para as tuas amigas.
Lurdes

Lurdes disse...

A Amizade! (um vídeo para completar)...
http://www.youtube.com/watch?v=C9rX1o2RZc8

Olinda Cristina disse...

Outro abraço para ti também repleto da minha amizade! E o vídeo é lindo...Obrigada!