quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PORTUGAL

Conhecer o lugar onde nascemos, saber porque aqui nascemos, faz parte de descobrir quem nós somos. Descobertas no país das descobertas.

Orgulhosamente, portuguesa.





PS: Agora ao rever o vídeo reparo que aparece uma esplanada (ao minuto 1:55), na margem do Tejo, onde estive sentada a beber uma Coca-Cola, quando fui recentemente a Belém, no dia que relato no texto Alma Portuguesa, Património Imaterial da Humanidade.

A propósito de Coca-Cola que sempre foi a minha bebida preferida, descobri há pouco tempo, que foi Fernando Pessoa que, em 1928, escreveu o primeiro slogan para a divulgação em Portugal - "Primeiro estranha-se. Depois entranha-se". Se este slogan contribuiu para um disparo nas vendas, ao mesmo tempo influenciou na proibição da venda da bebida em Portugal, com a alegação de que a toxicidade do produto era reconhecida pelo próprio slogan...se se estranhava e depois entranhava, então era porque provocava o mesmo efeito que os estupefacientes...

Curioso. Frases do poeta pintadas no chão...tumulo nos Jerónimos...e até a Coca-Cola fizeram a ligação com Fernando Pessoa em Belém. Quando a estava a beber não me lembrei disto. Só agora.

1 comentário:

Chalezinha disse...

Muitas coisas acontecem antes porque precisamos que façam sentido depois! :)
Sandra Pereira