terça-feira, 19 de junho de 2012

À PROVA DE AMIZADE

"O que fizeste naquele dia foi o equivalente a subires ao mastro do barco."

Ainda não tinha ouvido um comentário sobre este acontecimento recente. Algo que fiz porque senti que era para fazer. Que resisti imenso a fazer porque temia que acontecesse o que aconteceu.

"Fizeste de coração aberto, mesmo sabendo que te podiam voltar a espetar uma faca no coração."

Compreendo a comparação. Porque foi um desafio bastante difícil para mim. Mas quando hoje me foi mostrado que era equivalente a ter subido o mastro, fiquei muito emocionada. Porque em termos reais não sei se conseguiria alguma vez na vida subir ao mastro. Mas a nível emocional, o desafio teve a mesma dificuldade para mim.

E como desafio foi sobre uma relação de amizade, Jesus pegou na expressão que costumo usar com a Lena e o Rui, de que a nossa casa é à prova de amizade, porque só sobe quatro andares a pé quem é mesmo amigo, para me dizer que eu também sou à prova de amizades, porque não é fácil assumir amizade ou relacionamentos com uma pessoa como eu. Que não é fácil assumir uma pessoa que se assume. Uma pessoa que se expõe sobre temas e assuntos delicados. E mostrou-me que eu não só o assumi em termos práticos, mudando toda a minha vida, como conto publicamente neste blogue, aquilo em que acredito e aquilo que faço. Que não é fácil assumir uma pessoa que não corresponde aos padrões. Até fisicamente.

"Só uma pessoa que veja muito mais para além do que é visível é que tu vais querer ter ao lado. Uma pessoa que te veja por dentro. E que tenha a mesma coragem de te assumir que tu tens em assumir quem és. E para isso precisas de ser uma pessoa com este grau de dificuldade. Faz parte da elevação da fasquia."

"Compreendes agora que não tinhas ninguém para fazer esta viagem contigo no barco. Ninguém que estivesse nesta fase em que tu estás. Uns já fizeram outros ainda farão. Mas não terias ninguém nem que tu quisesses levar contigo nem que quisesse ir contigo. Porque estes desafios são para ti, agora. Especificamente e exclusivamente, para ti.

Curioso, como aquilo que temos tendência a ver como uma limitação, pode ser a nossa protecção.

Como as escadas para nossa casa. É como se nos protegesse. E perguntou-me "Quem foi que te visitou lá?"

E fiquei muito, muito emocionada por Jesus se estar a referir a uma pessoa em especial. Como se agora tivesse mais noção da sua amizade. E disse-me para pensar nas pessoas que me tinham visitado, ainda na anterior casa. "Se não fossem mesmo tuas amigas, não tinham vindo. Não é que não tenham vindo muitas que são mesmo tuas amigas, mas há motivo para terem vindo as que vieram."

E senti uma enorme gratidão pelos amigos que tenho. Os que o são assumidamente.

Senti-me a ser novamente levada para a viagem do barco de luz, e agora que já passei pela primeira tempestade e subida ao mastro, vi-me num mar calmo e cheio de sol. E Jesus estava ao meu lado, dentro do barco. E foi como se naquele momento tivesse ficado sem voz, tamanha a emoção de navegar com Ele.

4 comentários:

Pedro Quitério disse...

Dias em que tenho textos novos teus para ler, são dias em que leio aquilo que tenho de ler, são dias a seguir "aqueles" dias...

Depois de ler este texto e ter visto o video, senti uma enorme calma e bonança com o fundo do teu blog... o mar calmo... é como o regresso a uma calma depois da agitação do mar em que se vêm os navegadores do VOR, e da nossa própria agitação...

Curioso o que dizes sobre as limitações e da protecção que elas nos dão. Será?......

Beijinho
PQ

Lurdes JC disse...

Amiga que saudades tinha dos teus textos... Sentia um vazio, por abrir a janela e a encontrar entreaberta em plena renovação... Isso é importante, sentir-te numa subida vertiginosa ao mastro de um veleiro, não é um veleiro qualquer, é o veleiro dos meus amigos... Um verdadeiro recanto de harmonia.
Que bom ter amigos como vocês... Que bom que é ter escolhido vir ao vosso encontro nesta altura e podermos partilhar a loucura, de viver e reviver e voltar sempre de novo a nascer...
Com escadas ou sem escadas, a amizade são subidas constantes de amor...
Um gd abracinho
Lurdes

Olinda Cristina disse...

Pedro, acredito que sim :) para mim faz sentido.
E eu digo que é muito bom ler os teus comentários :)))

Beijinhos (Ah, o blog da tua casa margarida é o máximo, parabéns - já partilhei )

Olinda Cristina disse...

Lurdes, olha que essa frase sobre a amizade é fantástica :))))

Já tenho saudades!

Beijo e grd abraço!