sábado, 21 de julho de 2012

TRIBUTO 2 À VÂNIA

Conheci a Vânia no segundo ano da faculdade. Rápidamente nos tornamos amigas. E os nossos namorados também. Ao longo dos anos tornámo-nos grandes amigas. E os nossos namorados, entretanto tornados maridos, também. Até hoje. A Vânia e o Chico sempre foram presenças muito fortes e constantes na minha vida. Há poucos dias estiveram a jantar em minha casa com outros amigos e lembramos o que já nos divertimos juntos. Quase que é difícil acreditar como nos divertíamos tanto. Faziamos a festa e deitavamos os foguetes (por acaso há dias, o Chico até lançou, literalmente, os foguetes). Duas leoas, não precisavamos de muito para saltar para cima das mesas e dançar. O Chico lembrou uma vez (eu já não me lembrava) em que a Vânia amolgou o capô do carro de outro amigo, porque dançou lá em cima. O Grove e o Gerês serão para sempre locais que ligaremos à nossa amizade, tantos foram os fins de semana e férias lá passados durante anos.


E ontem era preciso levar o meu filho à urgência de um hospital. Fiz alguns telefonemas para confirmar se era mesmo caso de o levar à urgência, e era. Um hora da madrugada. E a Vânia, que estava a par do que se estava a passar, fez absoluta questão de ir connosco. Quando insistiu sem me dar hipótese de não aceitar, comecei a chorar. Porque foi um conforto tão grande, incomensurável, ter a minha amiga comigo. Sugeriu que fossemos ao hospital de Alfena, que foi inaugurado há apenas 6 meses.

E quando lá chegamos, já quase às duas da madrugada, espantamo-nos porque nem parecia um hospital, parecia mais um hotel...tão moderno, rodeado de pinheiros, muito bem ajardinado...o Zé ainda fez umas piadolas como se fossemos passar férias...

Felizmente não era nada de grave, tudo indica que será apenas uma virose.

O médico era extremamente simpático e todo o ambiente era diferente do que eu costumo encontrar nos hospitais. Foi o primeiro com música pelos corredores e nos gabinetes.

Também foi a primeira vez que alguém entrou comigo para uma consulta com o meu filho, a não ser o pai dele. Em lado nenhum seria permitido. Ali autorizaram, sem problema nenhum, a Vânia a entrar connosco.

E foi tudo infinitamente mais fácil só porque ela estava presente. Há tempos Jesus mostrou-me a importância de alguns amigos na minha vida (que felizmente são muitos e verdadeiros, o que não é comum e é das grandes bençãos da minha vida porque sei que estão incondicionalmente comigo e tenho incontáveis demonstrações disso). Mostrou-me como a Vânia foi a primeira a visitar-me em Oeiras. Foi ela que me ajudou a fazer a mudança e passou lá comigo o primeiro fim de semana. Foi ela a primeira pessoa a visitar-nos no hospital há 15 dias, no dia seguinte à operação do meu filho.

Por isso, lhe agradecia tanto ontem. Por isso gosto tanto dela. Gosto de todas as minhas amigas e amigos, conheço-os bem e sei que seriam capazes de fazer o mesmo por mim. Mas ontem o Céu abençoou-me com a grande amizade de dois amigos que fizeram com que o meu dia, apesar de tudo, fosse lindo.

E também por isso, presto aqui o segundo tributo à minha amiga Vânia :)

Sem comentários: